No/Low Poo: O que é isso? Tudo que você deve saber sobre as técnicas que darão vida aos seus cabelo
- Letícia Leão
- 15 de out. de 2015
- 3 min de leitura

Olá leitor(a)! Há algum tempo penso em escrever sobre esse assunto, mas não me sentia preparada o suficiente. Por isso, andei estudando melhor para poder falar aqui de uma forma objetiva e bem completa. Bom, pra quem não sabe, sou ruiva desde janeiro e essa mudança fez com que eu visse necessidade de cuidar mais ainda dos meus cabelos. Apesar disso, a dica de hoje vale pra todos, inclusive pessoas que não possuem química nos fios. Afinal, o que é No poo / Low poo? Esses são os nomes de duas técnicas de cuidados com os cabelos que visam abolir o uso de Sulfatos, Parafina e Petrolatos, substâncias nocivas a saúde capilar. Qual a diferença entre os dois?
Low poo: é uma técnica de cuidados capilares, onde são usados SHAMPOOS SEM SULFATO e produtos sem substâncias nocivas à saúde capilar ( petrolatos, parafinas e afins ).
No poo: uma técnica de cuidados capilares, onde é EXCLUÍDO O USO DE SHAMPOO e substâncias nocivas e que se acumulam nos fios devido a restrição de alguns agentes limpantes ( parafina, petrolatos e silicones insolúveis ). Mas Letícia, coooooooooooomo assim não se usa shampoo no No Poo? Pois é gente, a técnica utilizada para lavar os cabelos é o Co-wash (lavagem com condicionador). Não, não é qualquer condicionador. Sim, fica muito limpo. Não, não fica oleoso. Ok, vamos lá. Atualmente eu intercalo entre o low e o no poo, porque ainda não consegui me desprender totalmente do uso de shampoo, principalmente quando volto da academia e sinto "necessidade" de lavar meu cabelo com shampoo. Maaaas, uso shampoos sem sulfatos e condicionadores sem silicones insolúveis/parafinas/petrolatos/óleos minerais e todas as substâncias que nós chamamos de "proibidas", por serem prejudiciais a saúde do cabelo. Porque são prejudiciais? Essas substâncias que acabei de citar, criam uma cápsula em volta do fio que o impedem de receber hidratação, nutrição ou reconstrução da maneira correta. O que acontece, basicamente, é que seu cabelo fica "maquiado" e o efeito de "saúdavel" só dura até a próxima lavagem.
Ficou convencida? Quer começar mas não sabe por onde? Vem aqui que eu te ajudo! Primeiramente, existe um grupo MARAVILHOOOOOOOOSO no facebook, com pessoas MARAVILHOOOOOOSAS, chamado No e Low Poo Iniciantes (link clicável aqui). Lá você encontra várias dicas, a lista de produtos proibidos, algumas técnicas para aperfeiçoar cachos e ondas (as cacheadas lá são maravilhosas, a técnica é ótima pra quem tem cabelo crespo, afro, etc).
Segundamente, APRENDA A LER A COMPOSIÇÃO DOS PRODUTOS. Só assim você começará a aprender o que pode ser usado ou não. Leu, "paraffinum liquidum" em uma embalagem? CORRE! Parafina só serve pra fingir que tá tudo bem, quando tá tudo um caos. Terceiramente, existe um canal no youtube chamado Mari Morena (link clicável de novo). Essa guria dá várias dicas sobre o assunto, além de falar também sobre veganismo e outras coisas bem legais, vale a pena. Quartamente: gostou desse post? Quer mais dicas? Quer uma lista dos 10 produtos que mais gosto? Quer me dar um beijo? (oi, que?) Continua seguindo esse blog maravilhoso aqui e dê sugestões no meu Facebook para que eu possa saber que tipo de conteúdo vocês desejam. Obs: desculpem-me a confusão do post, é muita informação (muito além disso) e eu tentei aqui ser o mais breve possível, apenas para começar. Muuuuito obrigada por ter chegado até aqui e venha para o lado No/Low poo da força! Beijos :)
Comentários